Dois Irmãos - Paulo Moura & Raphael Rabello
Caju Music, 1992


01. 05:35  Ronda / Sampa      
02. 04:51  Chorando baixinho      
03. 03:26  Domingo no Orfeão Portugal         
04. 05:35  Violão vadio      
05. 04:00  Morena boca de ouro      
06. 04:17  Tempos felizes      
07. 02:35  1 X 0      
08. 03:32  Tarde de chuva      
09. 02:22  Luiza      
10. 01:50  Um chorinho em aldeia      


Um dos discos mais aclamados da música instrumental brasileira, Dois irmãos é um desdobramento encantador de improvisos entre dois virtuoses: Paulo Moura e o violonista Raphael Rabello. Paulo, criado nos círculos tradicionais do choro, com larga vivência como clarinetista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio, está em plena expansão de sua vertente de Gafieira contemporânea como música de vanguarda carioca. Raphael, um músico esplêndido, jovem, virtuose no violão e fortemente influenciado pela música flamenca. Duas gerações de músicos geniais que se encontram em um álbum que traduz o verdadeiro espírito do choro. Uma abordagem ao mesmo tempo audaciosa e fiel à tradição musical carioca. Paulo Moura recebe, por esse álbum, o Prêmio Sharp de Melhor Instrumentista Popular de 1992. Dois Irmãos - Paulo Moura & Raphael Rabello
Caju Music

Produtores executivos: Peter Klam e Barry Powley
Produção musical: Paulo Moura e Raphael Rabello
Assistente de produção: Graça Veiga

Gravado e mixado nos Estúdios Transamérica, Rio de Janeiro, Brasil de março à junho de 1992.
Digital resmaterizado em 1993 por Phil De Lancie (Fantasy Studios, Berkeley)

Conceito da capa: Caju Music
Fotos: Wilton Montenegro
Projeto gráfico: Cristina Portella
Na música como na vida...
João Máximo

Na música como na vida, os casamentos são tão mais harmoniosos quanto maiores forem as diferenças. Vejam o exemplo do clarinete com o violão. Dois instrumentos aparentemente tão diversos, de timbres e espíritos tão díspares, de origens e linhagens tão antagônicas, clarinete e violão são, por tudo isso, capazes de promover uma união tão surpreendentemente perfeita quanto o mundo dos sons nos permite imaginar. Que o digam Paulo Moura e Raphael Rabello.

Quem acredita em pedigree há de reconhecer no clarinete um sangue mais nobre. Para ele escreveram entre outros, Mozart, C. M. Von Weber, Schumann, Debussy e Bartók. Já o violão teve de percorrer muitas estradas vadias antes de ter acesso às salas de concerto. O clarinetista, desde que o instrumento existe, sempre foi mais respeitado do que o violonista, que até já foi chamado de vagabundo, capadócio, louco, maldito. Isso, claro, muito antigamente. O harmonioso casamento do clarinete com o violão, passando por cima das diferenças e dos preconceitos, só se tornou possível graças a duas linguagens musicais do nosso século. E ambas - que nos perdoem os eruditos - com raízes fundamentais populares: o jazz e o choro.

O jazz, sabemos todos, é parte importante de uma cultura negra americana que, ao que parece, nasceu para ensinar o mundo que em música tudo é permitido: combinações de instrumentos, invenções melódicas, integrações harmônicas. Essa liberdade, acima e à frente de regras e conceitos, é que fez do jazz uma forma rebelde e democrática de vivenciar a música. Com nosso choro acontece mais ou menos a mesma coisa. Guardadas as distâncias raciais e sociais que marcam as gêneses de um e de outro. O choro, anterior ao jazz, é uma espécie de jazz brasileiro: uma forma de tocar, um estilo. Uma integração sonora, vária e improvisada, que democratizou não só a música, mas acima de tudo os músicos: era nos quintais dos subúrbios cariocas que podiam coexistir pacificamente entidades tais como Pixinguinha e Heitor VilIa-Lobos.

Passado à parte, aqui estão Paulo Moura e Raphael Rabello para reafirmar tudo o que foi dito acima: a importância das diferenças nas uniões harmoniosas, as lições do jazz, os ensinamentos do choro. Terá alguma importância lembrar agora que a origem de um (Paulo) é mais jazzística, e que de outro (Raphael) é mais chorona? Talvez não.
Clarinete e violão estão aqui tão simbioticamente inteirados que sabem a vinho da mesma pipa.

Ouçam como os dois passeiam à vontade tanto pelo asfalto paulistano de Ronda e Sampa como pelo chão carioca de terra batida de Chorando Baixinho e Chorinho em Aldeia. Observem como a sofisticação de Luiza não briga com o brejeiro Um a Zero. Atentem para o fato de o seresteiro Violão Vadio não se opor a gafierice de Domingo no Orfeão Portugal. Tardes de chuva e tempos felizes cabem nessa fascinante viagem de Paulo Clarinete e Raphael Violão pelos caminhos da música. E quem disse que casamento perfeito não existe?



Quanto aos arranjos...
Peter Klam

Quanto aos arranjos, tanto para clarinete quanto para violão vale registrar que foram feitos no dia da gravação, no momento em que os "dois irmãos" se encontraram. Cada música nasceu no estúdio mesmo! Lá estava Paulo tocando a melodia básica, Raphael só olhava e ouvia até que começou a acompanhar Paulo, cada vez mais próximo e mais envolvido com a estrutura melódica, os dois buscando o caráter de cada música. De vez em quando algumas idas de Paulo ao piano para pequenas demonstrações seguidas de rabiscos em papel de música e o rumo foi sendo traçado na direção que atendeu os dois e com a melodia flutuando leve, intercalado por solos de clarinete e violão, a gravação foi feita, usando o máximo de dois 'takes' para cada música.

Foi muito gratificante testemunhar o trabalho destes dois grandes artistas, esculpindo cada trecho deste disco, realmente um encontro primoroso entre "Paulo Clarinete" e "Raphael Violão".




In music as in life...
João Máximo

In music as in life, marriages are all the more harmonious the greater the differences. Take the clarinet and the guitar. These two such apparently diverse instruments, with such disparate spirits and timbres and such widely different origins and lineage, are for this very reason able to provide such a surprisingly perfect union. And none better than Paulo Moura and Raphael Rabello to attest to this.

These who believe in pedigree have to recognize the noble lineage of the clarinet: C.M.v. Weber, Mozart, Schumann and Debussy among others all wrote for it. While the guitar, on the other hand, had to roam the byways and highways before gaining access to the concert hall. The clarinetist, since the instrument was invented has always enjoyed respect, which was not the case of the guitarist, who came in for his lair share of abuse, in bygone days that is. The harmonious marriage of the clarinet with the guitar, skipping the differences and the prejudices, has only become possible thanks to the two musical languages which have emerged in the 20th century. And both, if the classicists will forgive us, with fundamentally popular roots: jazz, and "choro".

Jazz, as everyone knows, is an important part of a black American culture, which seems to have been born to show the world that in music there are no holds barred: combinations of instruments, melodic inventions, harmonic couplings. This freedom to bypass rules and concepts is what makes jazz a democratic and rebellious form of making music.

With the Brazilian "choro" much the same thing happens. Notwithstanding the racial and social distance that separates their birth, the "choro", which predates jazz, is in fact a type of Brazilian jazz: a way of playing, a style. Sonorous integration, varied and improvised, which has democratized not only music, but above all the musicians themselves: it was in the back streets of Rio's suburbs that figures like Pixinguinha and Heitor Villa-Lobos existed side by side.

The past apart, here we have Paulo Moura and Raphael Rabello to reaffirm everything that was said above: the importance of the differences in the harmonious unions, the lessons to be learnt from jazz and the "choro". Should one perhaps mention here that the background of one of them - Paulo - is more jazz, and the other - Raphael - is more "choro"? Perhaps not. Clarinet and guitar here are so simbiotically blended that it is like scotch from the same oak cask.

Listen how they are equally at home on the macadam streets of São Paulo in Ronda and Sampa and the dirt roads of Rio de Janeiro in Chorando Baixinho and Chorinho em Aldeia. Note how the sophistication of Luiza in no way discords with the provocative allure of Um a Zero or the serenade Violão Vadio with the honky-tonk sound of Domingo no Orfeão Portugal in this fascinating journey of Paulo Clarinet and Raphael Guitar along the byways of Brazilian instrumental music. And who says that there's no such thing as a perfect marriage!

Transl.: Geof Gilbert



As for the arrangements...
Peter Klam

As for the arrangements for both the clarinet and the guitar, it should be mentioned that they were done on the day of the recording, when the two musicians got together. Each number was born in the studio itself. Paulo would begin playing the basic melody and Raphael would just look and listen before joining in and accompanying him, the two drawing closer together and becoming more involved with the melodic structure as they sought the essential character of each piece. Once in a while Paulo would go to the piano to demonstrate a passage, the score of which would be hastily scribbled down outlining the path the two would take, with the melody floating along interspersed with clarinet and guitar solos. In this way the recording session proceeded, with never more than two takes for each number.

It was highly gratifying to assist the work of these two great artists elaborating each phase of this disc. A perfect reunion of 'Paulo Clarinet' and 'Raphael Guitar'.

Transl.: Geof Gilbert

X