Paulo Moura ganha acervo digital

Diário do Aço
 
 

Instituto tem como objetivo preservar o legado do músico e mantê-lo em movimento

A partir dessa quarta-feira (19), músicos, pesquisadores, estudantes de música e o público poderão conhecer mais sobre a vida e obra do maestro, compositor, arranjador e músico Paulo Moura (1932-2010), com a inauguração do Instituto Paulo Moura. Idealizado e dirigido pela psicanalista Halina Grynberg (companheira de Paulo Moura por quase três décadas), o Instituto tem como objetivo preservar o legado do músico e mantê-lo em movimento.

O Instituto Paulo Moura, patrocinado pela Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) é um edifício digital de ações culturais e ensino em torno da música instrumental e tem proposta de navegação original: uma narrativa de fotos e diálogos conduzida pelo próprio Paulo Moura, reflexões sobre sua trajetória profissional, fotos e comentários sobre as gravações em rádio, TV e discos, textos de referências estéticas, registros sonoros inéditos restaurados, entrevistas, ensaios de shows, trilhas de cinema e memórias pessoais. Um link interno conduz ao acervo digital onde estão as partituras e iconografia, desenvolvido pelo Instituto Tom Jobim e hospedado no portal (www.jobim.org/paulomoura).

Em maio de 2013 foram os admiradores da obra e vida de Milton Nascimento que ganharam um presente. O Instituto Antônio Carlos Jobim disponibilizou para pesquisa, no portal (www.jobim.org/milton), o acervo do cantor e compositor mineiro. Com cerca de 45 mil documentos, o material é composto por fotos, documentos, áudios, vídeos e álbuns. Com curadoria do Instituto Antônio Carlos Jobim, o projeto de digitalização também contou com o patrocínio da Vale por meio da Lei Rouanet.